Apesar de atuar na área de
Comércio Exterior, como já trabalhei em algumas empresas de varejo, aprendi a
gostar e estou sempre lendo algo relacionado.
Encontrei um artigo sobre
as estratégias utilizadas nos supermercados e resolvi postar algumas destas
estratégias:
1)
Zonas douradas:
são os famosos corredores perto dos caixas onde encontramos os mais diversos
produtos, chocolates, salgadinhos, revistas, etc. É uma compra totalmente
impulsiva, pois até chegarmos a esse ponto, já compramos tudo que
necessitávamos.
2)
Loja dentro da
loja: na parte dos vinhos, pode reparar que normalmente o piso é diferente
(madeira), as prateleiras são mais sofisticadas. É criado um ambiente
sofisticado para que o cliente “se empolgue” e gaste mais.
3)
Ponta de
gôndola: são nesses espaços que estão localizadas as chamadas “ofertas
especiais”.
4)
Localização
privilegiada: as empresas costumam pagar aos supermercados para colocar seus
produtos em evidência. A princípio, a melhor localização era na altura dos
olhos. Mas estudos comprovaram que os consumidores costumam olhar produtos
entre a cintura e o peito.
5)
Pão e leite:
esses produtos sempre são colocados no fundo das lojas para que as pessoas
tenham que atravessar diversos corredores. Isso aumenta a chance de uma compra
por impulso. Estudos mostraram que o consumidor que chega para comprar somente
leite e tem que atravessar o supermercado inteiro cria uma imagem negativa do
estabelecimento e pode ser que não retorne para uma nova compra.
fonte:
Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário