quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Business - Estratégias de Vendas

Apesar de atuar na área de Comércio Exterior, como já trabalhei em algumas empresas de varejo, aprendi a gostar e estou sempre lendo algo relacionado.

Encontrei um artigo sobre as estratégias utilizadas nos supermercados e resolvi postar algumas destas estratégias:

1)    Zonas douradas: são os famosos corredores perto dos caixas onde encontramos os mais diversos produtos, chocolates, salgadinhos, revistas, etc. É uma compra totalmente impulsiva, pois até chegarmos a esse ponto, já compramos tudo que necessitávamos.

2)    Loja dentro da loja: na parte dos vinhos, pode reparar que normalmente o piso é diferente (madeira), as prateleiras são mais sofisticadas. É criado um ambiente sofisticado para que o cliente “se empolgue” e gaste mais.

3)    Ponta de gôndola: são nesses espaços que estão localizadas as chamadas “ofertas especiais”.

4)    Localização privilegiada: as empresas costumam pagar aos supermercados para colocar seus produtos em evidência. A princípio, a melhor localização era na altura dos olhos. Mas estudos comprovaram que os consumidores costumam olhar produtos entre a cintura e o peito.

5)    Pão e leite: esses produtos sempre são colocados no fundo das lojas para que as pessoas tenham que atravessar diversos corredores. Isso aumenta a chance de uma compra por impulso. Estudos mostraram que o consumidor que chega para comprar somente leite e tem que atravessar o supermercado inteiro cria uma imagem negativa do estabelecimento e pode ser que não retorne para uma nova compra.


fonte: Google

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