Preços
Quando falamos em formar
preços precisamos separar dois conceitos: cálculo e formação; sendo que o
cálculo é uma das etapas da formação de preços.
Os profissionais analisam
também a demanda. Existem dois tipos de demanda, a elástica e a inelástica.
Na demanda elástica os
preços são inversamente proporcionais, quanto maior o preço menor será a
quantidade vendida.
Na demanda inelástica o
preço não influi ou influi pouco na quantidade vendida.
Outra questão é saber a
diferença entre custo de despesa.
O custo é “um
desembolso que traz um retorno financeiro e pertence à atividade fim, pela qual
a empresa foi criada”, já a despesa é “um gasto com a atividade-meio e não gera
retorno financeiro”.
Abaixo estão algumas formas adotadas pelos
profissionais para a determinação de preços:
Preço de markup - O
markup é um padrão, mas pode variar de acordo com as categorias de produtos. A
utilização de markups-padrão não têm muito sentido. Qualquer negócio que não
levar em consideração a demanda atual, o valor percebido e a concorrência,
provavelmente não desenvolverá um preço ótimo.
Preço de retorno alvo: consiste em conseguir um retorno justo sobre os investimentos. Todavia, é fundamental levar em consideração os preços praticados no mercado pela concorrência.
Preço de valor percebido: de acordo com as percepções dos compradores.
Preço de valor: preço relativamente baixo para uma oferta de alta qualidade, preços baixos todos os dias. Postula que o preço de valor deve representar um alto valor para os consumidores.
Preço de mercado: preço baseado nos preços dos concorrentes.
Preço de leilão: que tem por objetivo desovar excessos de estoques ou comercializar artigos de segunda mão.
Preço de retorno alvo: consiste em conseguir um retorno justo sobre os investimentos. Todavia, é fundamental levar em consideração os preços praticados no mercado pela concorrência.
Preço de valor percebido: de acordo com as percepções dos compradores.
Preço de valor: preço relativamente baixo para uma oferta de alta qualidade, preços baixos todos os dias. Postula que o preço de valor deve representar um alto valor para os consumidores.
Preço de mercado: preço baseado nos preços dos concorrentes.
Preço de leilão: que tem por objetivo desovar excessos de estoques ou comercializar artigos de segunda mão.
fonte:
Google, Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário