segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Business - Preços

Preços

Quando falamos em formar preços precisamos separar dois conceitos: cálculo e formação; sendo que o cálculo é uma das etapas da formação de preços.

Os profissionais analisam também a demanda. Existem dois tipos de demanda, a elástica e a inelástica.

Na demanda elástica os preços são inversamente proporcionais, quanto maior o preço menor será a quantidade vendida.

Na demanda inelástica o preço não influi ou influi pouco na quantidade vendida.

Outra questão é saber a diferença entre custo de despesa.

O custo é “um desembolso que traz um retorno financeiro e pertence à atividade fim, pela qual a empresa foi criada”, já a despesa é “um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro”.

Abaixo estão algumas formas adotadas pelos profissionais para a determinação de preços:

Preço de markup - O markup é um padrão, mas pode variar de acordo com as categorias de produtos. A utilização de markups-padrão não têm muito sentido. Qualquer negócio que não levar em consideração a demanda atual, o valor percebido e a concorrência, provavelmente não desenvolverá um preço ótimo.

Preço de retorno alvo: consiste em conseguir um retorno justo sobre os investimentos. Todavia, é fundamental levar em consideração os preços praticados no mercado pela concorrência.

Preço de valor percebido: de acordo com as percepções dos compradores.

Preço de valor: preço relativamente baixo para uma oferta de alta qualidade, preços baixos todos os dias. Postula que o preço de valor deve representar um alto valor para os consumidores.

Preço de mercado: preço baseado nos preços dos concorrentes.

Preço de leilão: que tem por objetivo desovar excessos de estoques ou comercializar artigos de segunda mão.


fonte: Google, Wikipedia

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